Artigo da Revista Engenharia de Software.
Introdução a Teste de Software
Teste
de software é o processo de execução de um produto para determinar se
ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente
para o qual foi projetado. O seu objetivo é revelar falhas em um
produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam
ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final.
Por conta dessa característica das atividades de teste, dizemos que sua
natureza é “destrutiva”, e não “construtiva”, pois visa ao aumento da
confiança de um produto através da exposição de seus problemas, porém
antes de sua entrega ao usuário final.
O
conceito de teste de software pode ser compreendido através de uma
visão intuitiva ou mesmo de uma maneira formal. Existem atualmente
várias definições para esse conceito. De uma forma simples, testar um
software significa verificar através de uma execução controlada se o seu
comportamento corre de acordo com o especificado. O objetivo principal
desta tarefa é revelar o número máximo de falhas dispondo do mínimo de
esforço, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados estão ou
não de acordo com os padrões estabelecidos.
Ao
longo deste artigo, iremos discutir os principais conceitos
relacionados às atividades de teste, as principais técnicas e critérios
de teste que podem ser utilizados para verificação ou validação de um produto, assim como exemplos práticos da aplicação de cada tipo de técnica ou critério de teste.
Conceitos básicos associados a Teste de Software
Antes
de iniciarmos uma discussão sobre teste de software precisamos
esclarecer alguns conceitos relacionados a essa atividade. Inicialmente,
precisamos conhecer a diferença entre Defeitos, Erros e Falhas. As definições que iremos usar aqui seguem a terminologia padrão para Engenharia de Software do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers – (IEEE 610, 1990).
- Erro é uma manifestação concreta de um defeito num artefato de software. Diferença entre o valor obtido e o valor esperado, ou seja, qualquer estado intermediário incorreto ou resultado inesperado na execução de um programa constitui um erro.
- Defeito é um ato inconsistente cometido por um indivíduo ao tentar entender uma determinada informação, resolver um problema ou utilizar um método ou uma ferramenta. Por exemplo, uma instrução ou comando incorreto.
- Falha é o comportamento operacional do software diferente do esperado pelo usuário. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros e alguns erros podem nunca causar uma falha.
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