A brasileira Bedy Yang queria unir seus contatos com a cultura brasileira e o mercado pujante da Califórnia para criar uma ligação entre Brasil e Estados Unidos. Foi tentando vender produtor naturais, feitos por comunidades indígenas, que a executiva deu o primeiro passo. E foi com este mesmo projeto que ela viu, depois de três anos, como a escalabilidade é essencial para todo negócio – e como não era esse o caso de sua ideia de intercâmbio.
Com o foco em comunidade, e criar um ambiente que permitisse inovação, Bedy criou em 2010 o Brazil Innovators, que funciona como uma excursão de empreendedores brasileiros ao Vale do Silício. O grupo hoje já tem três mil membros. “É bonito ver o mercado inteiro se movimentando para ter mais empreendedores. A meta de sucesso não é sair na mídia, mas ter a comunidade mais ativa”, advertiu, ao compartilhar reportagens das respeitas publicações internacionais Fast Company e Fortune durante sua apresentação no TEDxFiap 2012, realizado no início de novembro pela universidade.
Até o momento, 15 empresas brasileiras nascidas do projeto conseguiram investimentos para rodar. “É difícil saber agora se elas terão sucesso, mas poderemos ver isso em dez anos”, ponderou. Com a utilização da metodologia Lean Startup, a executiva dá um conselho a quem quer se embrenhar por esse ramo. “Pare de pensar sobre inovação. Crie. Faça experimentos. Saída da zona de conforto e crie a tecnologia de sua paixão”, finalizou. Bedy é responsável por liderar os investimentos da 500 Startups na América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário