Guia completo para obter a certificação ITIL no nível Foundation
Tudo o que você precisa saber para certificar-se com 24 a 40 horas de estudo (conteúdo atualizado para ITIL V3 2011)
certificação itil foundation |
Recentemente, inserimos aqui no Portal uma orientação específica para agendamento e execução de provas da ITIL em casa. Sentimos a necessidade, entretanto, de criar esta página com maiores detalhes sobre a certificação ITIL Foundation em geral, e oferecer um guia completo para quem deseja obtê-la. Esperamos que seja útil!
ITIL Fondation |
Índice deste tutorial/guia
- O que é ITIL
- Níveis de Certificação da ITIL
- Como se preparar para a prova ITIL Foundation
- Outras informações
- Lista de links úteis
1) O que é ITIL?
A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library, ou, traduzido para o português: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
A ITIL define boas práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação. Ou seja: o que as organizações fazem para obter eficiência e eficácia em seus serviços de TI. Boas práticas, ao contrário de normas e metodologias, devem ser adaptadas para cada organização. Não tem regras: você pode e deve usar como referência mas não se sentir obrigado a cumprir algum requisito. Assim, deve ser usada a ITIL, como também o guia do PMBOK, ou boas práticas PRICE2 ou COBIT.
Foi criada pelo governo do Reino Unido a partir da década de 80 e acumula desde então boas práticas para a tecnologia da informação como um todo: como criar a estratégia, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.
A ITIL pode ser utilizada por qualquer empresa, de qualquer tamanho. A biblioteca consta com 05 principais livros que estão na versão 3 e foram atualizados em 2011. Portanto, denominamos que a versão atual é a TIL V3 2011, ou simplesmente ITIL 2011.
Se você deseja uma introdução mais completa sobre ITIL antes de ler sobre as certificações, sugiro consultar os links abaixo:
Foi criada pelo governo do Reino Unido a partir da década de 80 e acumula desde então boas práticas para a tecnologia da informação como um todo: como criar a estratégia, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.
A ITIL pode ser utilizada por qualquer empresa, de qualquer tamanho. A biblioteca consta com 05 principais livros que estão na versão 3 e foram atualizados em 2011. Portanto, denominamos que a versão atual é a TIL V3 2011, ou simplesmente ITIL 2011.
Se você deseja uma introdução mais completa sobre ITIL antes de ler sobre as certificações, sugiro consultar os links abaixo:
2) Níveis de certificações da ITIL
Esquema de certificações ITIL |
Existem 04 níveis de certificações na ITIL. Estes níveis e requisitos de cada um são administrados pela APM Group. Organizações tem direito de distribuir estas certificações, pois são conveniadas ao APM Group. No Brasil, as principais são Peoplecert e Exin.
Os níveis de certificação são os descritos a seguir:
2.1) ITIL Foundation (Nível Fundamentos)
Esta é uma prova que certifica o profissional para conhecimentos básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca da ITIL.
A prova é teórica e contém questões com múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato deve acertar 65% das 40 questões, ou seja: 26 questões. O candidato tem o prazo de uma hora para fazer a prova.
Pode ser realizada online, em casa, no idioma português. Saiba mais aqui: Prova da certificação ITIL em casa.
Não há pré requisitos para candidatar-se a este nível de certificação.
2.2) ITIL Intermediate (nível intermediário)
Este é um conjunto de 10 certificações de nível intermediário, para profissionais que desejam progredir em sua carreira dentro das práticas de gestão de serviços de TI. Veja a lista destas certificações a seguir:
- OSA = Operational Support & Analysis
- PPO = Planning, Protection & Optimization
- RCV = Release, Control & Validation
- SOA = Service Offerings & Agreements
- SS = Service Strategy
- SD = Service Design
- ST = Service Transition
- SO = Service Operation
- CSI = Continual Service Improvement
- Managing Across the Lifecycle Certificate
Provas Intermediárias do esquema de Certificações da ITIL:
As provas Intermediárias focam em conteúdos específicos da biblioteca da ITIL. As questões são baseadas em estudos de caso.
Existem dois pré requisitos para o candidato submeter-se a estas provas: ser certificado ITIL Foundation e ter participado de um treinamento oficial de ITIL Intermediate. Ou seja: treinamento acreditado pelo Exin, Peoplecert ou diretamente pelo APM Group.
A prova pode ser realizada online, em idioma português. No Brasil, ainda não há possibilidade de fazer estas provas em casa, apenas em centros acreditados.
2.3) ITIL Expert (nível Expert)
O profissional torna-se um ITIL Expert ao acumular 21 créditos nas certificações intermediárias. Existem certificações que fornecem ao aprovado 3 céditos, 4 créditos ou 5 créditos (que é o caso somente da prova Managing Across the Lifecycle Certificate).
2.4) ITIL Master
Este nível de certificação foi lançado desde 2007, mas só foi liberado, para um teste piloto, no ano passado (2012).
Para obter aprovação - neste que é o maior nível das certificações da ITIL -, o candidato deve realizar apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático aprovando ou não o candidato ao nível ITIL Master.
A avaliação está disponível apenas em idioma inglês.
Apenas um brasileiro possui a certificação ITIL Master: o Marcos Cesar Weiss. Leia sobre o teste piloto realizado neste resumo; ou leia a notícia original (em inglês) no site oficial da ITIL.
Caso deseje conhecer mais sobre o esquema de certificações, consulte este link: Esquema de certificações da ITIL.
3) Como se preparar para prova da certificação ITIL Foundation
Siga os três passos básicos:
1) Faça um download dos requisitos da prova: Syllabus certificação ITIL Foundation em Português
2) Escolha uma das opções de estudo descritas logo abaixo nos itens 3.1) ou 3.2). Invista em um estudo entre 24h e 40h.
3) Realize muitos simulados. Refaça-os até que esteja acertando 100% das questões. O Portal conta com alguns simulados gratuitos, em breve iremos inserior outros.
Se você seguir estes 03 passos, é garantido: irá obter a certificação!
3.1) Estudar Sem custos
O portal GSTI divulga um material – não oficial – preparado e distribuído gratuitamente pela escola superior de redes. Confira:
Importante: o conteúdo não está atualizado para a versão ITIL V3 2011 (ou ITIL 2011). Entretanto, temos relatos de profissionais que passam na prova apenas com esta leitura + simulados.
Outros materiais básicos gratuitos podem ser encontrados nos sites da Exin e Peoplecert, em inglês. Na lista de links - no final desta página - poderá recorrer a mais materiais para auto estudo.
3.2) Curso online oficial (recomendado)
Em nossa loja virtual, dispomos de um curso online ITIL em formato de videoaulas. O curso é oficial, acreditado tanto pelo Exin quanto Peoplecert. O treinamento é oferecido em parceria com a PMG Education.
O aluno tem direito a acesso as videoaulas do treinamento online, material e 09 simulados oficiais. Pode assistir às aulas e fazer os simulados quantas vezes desejar.
3.3) Agendamento da certificação
Como descrito acima, a prova da ITIL Foundation já pode ser realizada em casa, com o acompanhamento online de um tutor. Veja no link abaixo mais informações com vídeos ilustrativos de como agendar a prova. Você pode fazer isso também através da loja virtual do Portal GSTI.
O custo do exame é de R$ 377,69 e também pode ser dividido.
4) Outras informações
Para qualquer outra dúvida, basta entrar em contato conosco, nós teremos o maior prazer em ajudá-lo! Email: contato@portalgsti.com.br.
5) Lista de Links úteis
A
C
E
G
publicidade
Faça um curso online oficial com direito a 09 simulados e realize a prova em casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário